3 passos essenciais para limpar a pele do rosto

Limpar a pele do rosto deve ser um ritual diário. Assim como a prática regular de exercícios físicos é necessária para ter um corpo em forma, a rotina de cuidados com a cútis é essencial para deixá-la mais bonita e saudável. Sem isso, não adianta reclamar que os cosméticos e tratamentos não surtem o efeito desejado.

Se você já se preocupa com a limpeza facial, aproveite este artigo para ver se está fazendo tudo corretamente. Já se for daquelas que lava o rosto apenas no chuveiro, com a água escaldante e o sabonete do banho, pare imediatamente e siga os passos a seguir!

Ouça este conteúdo:

Qual é a importância da limpeza facial?

Para cumprir sua principal função — barrar a entrada de agentes estranhos e ajudar a manter o organismo em equilíbrio —, a pele precisa funcionar plenamente. Graças à limpeza, pode-se remover células mortas e impurezas (ao longo do dia, a pele acumula poluentes, secreções sebáceas, resquícios de maquiagem e micro-organismos).

Assim, a limpeza facial diária ajuda a diminuir imperfeiçõesmanter a pele do rosto mais saudável e, consequentemente, mais bonita. A higiene adequada previne uma série de problemas (como o agravamento da acne) e prepara a superfície da pele para receber os dermocosméticos, potencializando seus efeitos.

Como limpar a pele do rosto?

A limpeza do rosto não consiste apenas em retirar as impurezas. Necessita, também, da tonificação, que pode reforçar a limpeza, fechar os poros ou acalmar a pele, além da hidratação, para deixar a pele viçosa e com aspecto suave ao toque. Como os produtos usados nos procedimentos de limpeza variam de acordo com o tipo de pele (normal, oleosa, seca e mista), antes de escolher é preciso se atentar às indicações descritas nas embalagens.

A limpeza da pele pode ser dividida em três passos diários, realizados ao acordar e antes de dormir. Confira algumas sugestões de produtos com ativos indicados para situações clínicas distintas:

  1. Lavar com água e um sabonete líquido emoliente ou alguma loção de limpeza oil free (para peles com acne); usar um gel de limpeza ou uma loção com água de rosas (para peles oleosas); ou optar pelo leite de limpeza (para peles normais);
  2. Tonificar com uma loção tônica e antisséptica (para peles com acne); usar uma loção tônica adstringente (para peles oleosas); passar uma loção tônica com pantenol (para peles normais); ou usar uma loção tônica com extrato de Aloe vera;
  3. Hidratar com um gel hidratante natural (para peles com acne); utilizar um creme, gel ou loção oil free com ácido hialurônico e colágeno (para peles oleosas); usar um creme ou gel com esqualane (para peles normais); ou passar um creme com óleo de abacate ou gérmen de trigo (para peles secas).

Além desse ritual diário, existem os cuidados semanais e mensais. Uma vez por semana, vale a pena fazer uma esfoliação para remover as partículas mortas. E, mensalmente, invista em uma limpeza de pele — realizada por um esteticista profissional.

O que fazer depois da limpeza facial?

Com a pele limpa, entram em cena os dermocosméticos responsáveis pela nutrição. Esta etapa contribui para fortalecer a pele no combate ao envelhecimento cutâneo. O mercado está cheio de boas opções, por isso a melhor escolha é aquela indicada pelo dermatologista. De maneira geral:

  • no caso de pele com acne, costuma-se indicar um gel com lipossomas, azuleno e timo;
  • para a pele oleosa, loções ou cremes oil free com aminoácidos de seda e Pentaglycan (um ativo emoliente);
  • para a pele normal, cremes com Gynkgo biloba, óleo de macadâmica e vitamina E;
  • para a pele seca, cremes ou loções com ceramidas, óleo de semente de apricot e vitamina A.

Por último, mas não menos importante, aplique o filtro solar. Em seguida, pode se maquiar como de costume.

Quando procurar um dermatologista?

Indica-se visitar o dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano. Na ocasião, além de avaliar as características da sua pele, bem como apontar fatores que possam afetá-la, ele irá sugerir produtos e procedimentos mais adequados para tratá-la em cada etapa da vida.

Assim, limpar a pele do rosto da maneira correta é a primeira etapa para prolongar sua saúde e jovialidade! Por isso, não deixe que o cansaço a impeça de remover as impurezas acumuladas ao longo do dia. Como na prática de atividades físicas, o segredo do sucesso é a regularidade! Mantenha o foco nos resultados e siga os passos listados neste artigo na sua rotina de cuidados diários!

Quer conferir mais dicas sobre cuidados com a pele do corpo e do rosto? Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!

Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Artigos relacionados:

    Covid-19: procedimentos que ajudam na recuperação

    Autocuidado é muito mais que estética....

    “Tenho acne. Posso fazer limpeza de pele?”

    Será que a limpeza de pele...

    Quem tem silicone pode fazer mamografia?

    Você tem medo de “estourar” as...