Cuidados com a pele para melhorar a autoestima

Alimentar-se de modo saudável, praticar exercícios físicos, dormir bem e socializar com amigos são hábitos essenciais para ter uma boa qualidade de vida. Mas para alcançar esse estado de equilíbrio, é preciso se dedicar a si mesmo — algo que nem todos se permitem. Nesse caso, só existe uma saída: melhorar a autoestima!

Uma ótima maneira de começar a ter mais amor-próprio é cuidando da pele. Quer saber como? Siga as dicas!

Por que melhorar a autoestima reflete na saúde?

Com a autoestima em dia, a pessoa passa a ter bons hábitos. Em contrapartida, evita picos de estresse e consequentes hábitos nocivos, como comer em excesso (principalmente, fast food), consumir álcool e cigarros, dormir mal etc. Dessa forma, melhorar a autoestima ajuda a ter um organismo mais saudável.

No caso de doenças crônicos é ainda mais importante cuidar da autoestima, pois reflete na eficácia dos tratamentos. Afinal, a autoestima reflete na saúde que, por sua vez, fortalece a imunidade — aliviando sintomas e impactando positivamente na qualidade de vida.

Por exemplo: ter uma boa autoestima ajuda no tratamento da psoríase — doença crônica, não contagiosa e que, geralmente, provoca lesões na pele nas regiões juntas e couro cabeludo, mas que pode ser controlada.

Se a autoestima estiver baixa, a pessoa tende a querer esconder essas lesões sob as roupas, correndo o risco de agravar os sintomas. Já se estiver plena, o preconceito alheio perde importância e a paciente passa a seguir o tratamento à risca. Com isso, a aparência da pele melhora consideravelmente. Trata-se de um círculo virtuoso!

Cuidar de si mesmo ajuda a melhorar a autoestima?

Com certeza. Por isso, mesmo em meio à correria, o autocuidado nunca deve ser negligenciado. Confira seis dicas para cuidar da pele e melhorar a autoestima:

  1. Passe protetor solar diariamente. Outras medidas que colaboram com a fotoproteção são as chamadas barreiras físicas, como o uso de boné ou chapéu, de óculos escuros e até de roupas com tecido com proteção UV;
  2. Tome banhos rápidos, com temperatura de morna para fria e sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, aplique uma camada de hidratante, para evitar o ressecamento;
  3. Limpe a pele do rosto pela manhã e à noite. Remova o excesso de oleosidade e a sujeira acumulada, para evitar a oclusão dos poros;
  4. Use roupas de algodão, pois tecidos sintéticos não deixam a derme respirar e favorecem a proliferação de fungos. No dia a dia, evite peças muito justas, pois o atrito constante pode irritar a pele;
  5. Beba bastante água e coma frutas e verduras, para melhorar o viço e a firmeza da pele. Ao mesmo tempo, a hidratação ajuda a manter a integridade da camada de proteção da derme, prevenindo ressecamentos e descamações (que podem servir de entrada para infecções);
  6. Vá ao dermatologista, pelo menos, uma vez ao ano. Mas essa frequência pode aumentar, de acordo com o estilo de vida de cada um.

Quais são os riscos de ter uma baixa autoestima?

Quem não está bem consigo mesmo, não se importa com as escolhas feitas no dia a dia. Assim, come qualquer coisa, passa a ser sedentário, enfim, deixa de se cuidar.

Muitas vezes a pessoa evita, até mesmo, olhar para si. Essa falta de atenção é bem mais grave do que ficar com uma aparência desleixada, pois sinais da pele que evidenciam doenças podem passar despercebidos. E quando, enfim, notá-los, o quadro já pode ter se agravado.

A baixa autoestima, somada a outros sintomas, também pode evoluir para uma depressão. Nesses casos, não é possível sair do ciclo negativo por conta própria, sendo necessário consultar um psicólogo ou um psiquiatra para tratar o transtorno.

Sendo assim, melhorar a autoestima é importante para conquistar uma aliada à sua

qualidade vida. Comece cuidando mais da sua pele e se alimentando bem e, aos poucos, passe a se exercitar regularmente e tire um tempo para relaxar. Nessa hora, curta a família, os amigos ou, se preferir, sua própria companhia!

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