Entenda como manter a pele saudável

Dizem que a beleza vem de dentro. De fato, uma boa genética e, por que não, viver de forma bem humorada, refletem em uma bela derme. Mas, independentemente dessas características, manter a pele saudável é resultado de uma combinação de fatores.

Quer saber quais? Neste artigo, confira a lista de hábitos que previnem o envelhecimento precoce da derme. Além disso, conheça os tratamentos que oferecem uma ajuda extra, retardando ou, até mesmo, amenizando a ação do tempo.

Depois, analise o que você tem feito para manter a jovialidade e de que maneira pode melhorar os cuidados consigo mesma. Você só tem a ganhar! Boa leitura!

Qual é a importância de manter a pele saudável?

Manter a pele saudável faz bem para a autoestima. Na prática, significa poder usar maquiagem como acessório, não por necessidade. Consequentemente, não se trata de uma mera questão estética, mas reflete no bem-estar diário.

Outro benefício é o impacto dos cuidados com a pele sobre o organismo. Ao comer frutas e verduras para ter uma pele mais bonita, por exemplo, perde-se peso e, de bônus, previne-se doenças.

Hábitos que melhoram a saúde da pele

Sabe-se que o estilo de vida é um pré-requisito para manter a pele saudável. Por isso, vale a pena checar se existe algo em sua rotina que possa ser melhorado. Confira a lista de hábitos que contribuem para a saúde da pele:

  1. coma alimentos in natura ou minimamente processados. Para ter resultados mais expressivos, consuma aqueles alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, como abacate, cenoura, maçã, manga e melancia;
  2. hidrate-se com bastante água, bem como utilize hidratantes adequados para o corpo e para o rosto, de acordo com o tipo de pele;
  3. evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar filtro solar mesmo no dia a dia. Opte por uma loção com proteção anti-UV e fator de proteção solar (FPS) de, pelo menos, 30;
  4. Use sabonetes com pH neutro e adequados para o seu tipo de pele. Outro fator importante é não tomar banhos muito quentes e nunca dormir maquiada.

Tratamentos que melhoram a saúde da pele

Junto ao estilo de vida saudável, há tratamentos que previnem o envelhecimento e otimizam o caminho até a pele dos sonhos.

Cada vez mais eficientes e menos invasivos, o investimento nesses procedimentos vale a pena! Veja a lista com alguns dos tratamentos realizados nas clínicas de dermatologia.

  1. Peelings químicos, (com ácidos) para estimular o colágeno e prevenir o envelhecimento precoce, diminuir a inflamação decorrente de acne etc.;
  2. Peeling físico, para remover cravos e células mortas por meio de uma abrasão leve, revigorando a aparência da pele;
  3. Lasers e luz intensa pulsada, para tratar a pele termicamente, amenizando manchas solares, poros dilatados e, até, vasinhos;
  4. Laser fracionado para remover camadas mais superficiais (podendo chegar às médias) e melhorar a coloração, além de suavizar rugas;
  5. Terapia fotodinâmica (combinação de um fármaco fotossensibilizante e uma fonte de luz), para melhorar a textura e uniformizar a tonalidade da pele.

Riscos de não cuidar da pele

Uma pele descuidada pode sofrer com excesso de oleosidade, poros abertos, cravos, espinhas e/ou dermatite seborreica (vermelhidão e descamação). Isso sem falar na aparência envelhecida.

Mas os riscos não param por aí. Os dermatologistas, muitas vezes, são os primeiros a notar sintomas, como pintas “suspeitas”. Visitar um especialista periodicamente ajuda a prevenir doenças e problemas mais sérios.

Assim, para manter a pele saudável e a autoestima lá em cima, basta incluir os hábitos citados nesse artigo em sua rotina. No mais, aposte em um tratamento indicado para suas necessidades e tenha disciplina para seguir as orientações do dermatologista — além de visitá-lo regularmente. Dessa maneira, as melhorias aparecem em pouco tempo e se mantêm ao longo dos anos.

Se você se interessa por cuidados relacionados à beleza e saúde corporal, acompanhe nosso blog e encontre outros conteúdos exclusivos!

Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Artigos relacionados:

    A alimentação pode interferir na recuperação da cirurgia?

    Entenda a influência dos hábitos alimentares...

    Cirurgia Plástica: é melhor operar no inverno?

    Veja quais são os benefícios de...

    Você sabe qual é a importância do RQE? A Academia da Pele te explica

    Entenda o que significa RQE, como...