Mantenha esses 5 cuidados básicos com a pele do seu rosto

Pense rápido! A ideia de ser vista sem maquiagem a apavora? Na hora de postar uma selfie, você não dispensa um bom filtro? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, é preciso reavaliar sua rotina de autocuidados. Afinal, além da estética, os cuidados com a pele do rosto são uma questão de saúde física (uma vez que previnem doenças) e mental (pois impactam na autoestima)!

Quem nos segue nas redes sociais ou assina nossa newsletter, já viu nossas 5 dicas para deixar a pele mais bonita. Neste artigo, confira alguns cuidados mais amplos para cuidar do seu rosto!

Ouça este conteúdo:

Por que a pele do rosto é diferente do restante do corpo?

A pele do rosto passa a maior parte do tempo exposta a agentes externos, sofrendo mais com os poluentes e com os raios ultravioletas (UV) do que a pele do corpo. Ao longo do dia, ela também acumula mais secreções sebáceas, além de resquícios de maquiagens.

Considerando esses fatores, fica claro o porquê da necessidade de cuidar da pele do rosto. Do contrário, sinais de envelhecimento, como manchas, marcas de expressão, rugas e flacidez, não tardam a aparecer.

Quais são os principais cuidados com a pele do rosto?

Os cuidados com a pele do rosto variam de acordo com o tipo de pele (que pode ser normal, seca, oleosa ou mista), principalmente no que diz respeito à escolha dos ativos empregados nos produtos de higiene pessoal e beleza.

Porém, alguns procedimentos básicos devem ser seguidos por todos. São eles:

  1. Limpar a pele duas vezes ao dia. Isso é essencial para remover impurezas e células mortas, além de preparar a pele para receber os dermocosméticos (como tônicos e hidratantes faciais);
  2.  Alimentar-se de maneira saudável, beber bastante água e, quando indicado pelo dermatologista, fazer a suplementação de algum nutriente. Dessa forma, obtém-se nutrientes benéficos à saúde da pele, como os antioxidantes (os quais combatem os radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento);
  3.  Habituar-se à proteção solar diária, fundamental para proteger a pele da radiação UV, cujo acúmulo provoca queimaduras, piora da acne e acelera o envelhecimento, sem falar no desenvolvimento de uma série de doenças;
  4. Ter um sono de qualidade e em quantidade suficiente. Assim, as células se renovem e o corpo equilibra sua produção hormonal (diretamente ligada ao envelhecimento celular);
  5.  Fazer procedimentos simples, cuja escolha varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. A esfoliação semanal, por exemplo, ajuda a renovar as células, conferindo mais viço à pele do rosto, além de prevenir o aparecimento de cravos e espinhas, pois desobstrui os poros.

Quais são as consequências da falta de cuidados faciais?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a falta de cuidados diários com a pele da face provoca o acúmulo de sujeiras, o que leva à oclusão dos poros e, consequentemente, à piora da acne. Como os efeitos do descaso são cumulativos, a falta de cuidados faciais acelera o envelhecimento cutâneo.

Ao mesmo tempo, a preguiça que impede a aplicação adequada do filtro solar deixa a pele mais suscetível à ação dos raios UV, o que pode causar manchas, pintas, rugas, diversas doenças dermatológicas e até câncer de pele.

Por isso é tão importante colocar em prática os cuidados com a pele do rosto listados neste artigo! Porém, não se dê por satisfeita, pois você pode fazer muito mais pela sua saúde! Afinal, nada funciona tão bem quanto um tratamento personalizado, prescrito por um especialista para atender, especificamente, suas necessidades. Agende uma consulta e descubra se seus cuidados estão sendo mesmo efetivos, bem como quais providências tomar para melhorá-los ainda mais.

Se você gostou deste artigo e deseja se manter atualizado sobre as novidades relacionadas à saúde e cuidados coma  pele, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Artigos relacionados:

    Manchas na pele: causas e tratamentos

    Mais do que incomodar, manchas na...

    Mantenha esses 5 cuidados básicos com a pele do seu rosto

    Pense rápido! A ideia de ser...

    3 passos essenciais para limpar a pele do rosto

    Limpar a pele do rosto deve ser...