Quem tem silicone pode fazer mamografia?

Você tem medo de “estourar” as próteses de silicone fazendo a mamografia? Fique tranquila! A Academia da Pele te explica tudo silicone e exame de mamas 

 

  É normal ter algumas dúvidas após a cirurgia de próteses de silicone. Uma delas, é se pode ou não fazer mamografia. Se você anda fugindo dos exames por causa do medo de “estourar” as próteses, a Academia da Pele te ajuda nessa. Continue lendo para agendar a sua mamografia, tranquilamente <3

 

A mamografia pode e deve ser realizada com próteses de silicone (foto)

A mamografia pode e deve ser realizada em pessoas com próteses de silicone

1 – As próteses podem estourar durante a mamografia?

Ok, vamos trabalhar com a sinceridade aqui: existe, sim, um risco mínimo da prótese estourar durante a mamografia. Por isso, é super importante avisar ao operador que você tem silicone nas mamas.

Dessa forma, o profissional aplica menor compressão nos seios e pode auxiliar a radiografia com a Manobra de Eklund. Conhece essa técnica? Explicamos direitinho a manobra no tópico abaixo!

 

2 – A mamografia é diferente para quem tem silicone?

Sim! Por necessitar de mais material para o diagnóstico, a mamografia para quem tem silicone nos seios exige oito imagens:

• Quatro imagens de cada seio, sem alteração na posição das próteses;
• Quatro imagens de cada seio, com alteração na posição das próteses a partir da Manobra de Eklund.

Na Manobra de Eklund, a prótese é manipulada para cima e para trás. Com a técnica, é possível radiografar o tecido mamário da paciente para obter um exame completo.

 

3 – Devo avisar que possuo próteses de silicone antes da mamografia?

Sem dúvida! Como dito anteriormente, os seios com silicone precisam de mais imagens e, se possível, a manipulação das próteses para um melhor resultado.

Então, anota aí: é fundamental avisar ao operador sobre o silicone nas mamas para assegurar seu conforto e segurança, além de garantir a eficácia da mamografia.

 

4 – As próteses de silicone dificultam o diagnóstico das mamas?

Será que o silicone vai esconder algum nódulo? E se eu não perceber, por causa das próteses? Não há motivo para se desesperar: com o exame realizado corretamente, é possível identificar nódulos nas mamas, caso haja algum.

O que não pode, de forma alguma, é negligenciar os exames por medo ou esquecimento, hein? A mamografia é um exame essencial para a saúde da mulher!

 

Escolha sempre uma clínica de confiança para realizar os seus exames de rotina

Escolha sempre uma clínica de confiança para realizar os seus exames de rotina

 

5 – De quanto em quanto tempo devo fazer mamografia?

Geralmente, a mamografia de rotina é recomendada para mulheres a partir dos 50 anos e deve ser feita a cada 2 anos. No entanto, o médico pode solicitar o exame antes disso, caso seja necessário investigar algum problema.

Além disso, é muuuuito importante que a paciente faça o autoexame! Apesar de ser uma técnica antiga (criada em 1950, incrível, né?), o autoexame é uma estratégia para verificar nódulos palpáveis ou formato anormal das mamas.

Ah! Apesar de ser um método de autocuidado, é fundamental contar sempre com o diagnóstico de um profissional da saúde, tá?

Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Artigos relacionados:

    Covid-19: procedimentos que ajudam na recuperação

    Autocuidado é muito mais que estética....

    “Tenho acne. Posso fazer limpeza de pele?”

    Será que a limpeza de pele...

    Quem tem silicone pode fazer mamografia?

    Você tem medo de “estourar” as...