Poucas pessoas sabem, mas a Ginecomastia é a cirurgia plástica mais buscada pelos homens. Assim como as mulheres, os homens também sofrem de problemas e incômodos que interferem na autoestima.
É bem comum que os homens tenham vergonha do excesso de glândula mamária e recorra a um profissional para tirar dúvidas quanto ao procedimento. E é o que iremos fazer agora!
Por conceito, ginecomastia é o desenvolvimento anormal da glândula mamária em homens. Na maioria dos casos trata-se de um fenômeno fisiológico e totalmente transitório em jovens e idosos.
A condição é bastante comum e afeta aproximadamente 40% dos homens (ou seja, mais comum do que você imaginava) sendo que o que varia é a intensidade do problema. Normalmente, quem apresenta um aumento excessivo e se sente incomodado com a aparência, recorre ao procedimento cirúrgico.
Os cirurgiões plásticos geralmente classificam a ginecomastia em 3 tipos distintos com seus respectivos e diferentes graus, que são eles:
Essa cirurgia é mais indicada para homens que possuem o aumento excessivo da glândula mamária e se sentem incomodados esteticamente.
No entanto, o procedimento não trata apenas o problema estético causado, pois o mesmo também causa problemas emocionais, psicológicos, gerando insegurança aos homens.
O procedimento cirúrgico corretivo visa deixar o peito do homem muito mais bonito, devolvendo a autoestima perdida ao paciente.
O procedimento tem o intuito de remover o tecido mamário e a gordura em excesso dos pacientes e pode ser feita por lipoaspiração associada, conforme a quantidade de gordura da mama e também da qualidade da pele do paciente.
O procedimento cirúrgico é feito através de uma pequena incisão na chamada “prega axilar” e, por lipoaspiração, aspira-se toda a região, reduzindo totalmente este tecido gorduroso ali contido.
Em seguida é realizada uma segunda incisão, para a retirada da glândula mamária que está logo abaixo da aréola, finalizando o procedimento.
A duração é, em média, de 1 a 2 horas com tempo de internação em torno de 12 horas.
No pós-operatório é importante ter alguns cuidados (preste atenção porque isso é bem importante).
O paciente não poderá mexer excessivamente os braços bruscamente por 30 dias, o que impede qualquer tipo de atividade física. Você também não poderá tomar sol por causa da cicatriz, o uso da cinta cirúrgica é extremamente necessário e haverá rotinas de drenagem linfática´para evitar retrações e fibroses.
Dependendo do porte da cirurgia, a alta médica será no mesmo dia ou no dia seguinte. Após o período determinado pelo médico (em geral de 30 a 60 dias) o paciente já estará liberado para a prática de atividades físicas e ao retorno total de suas atividades do dia a dia.
Lembre-se de tirar todas suas dúvidas com seu cirurgião para que sua recuperação seja a melhor possível.
Rev. By Thay
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.