Toxina botulínica

O que é?

A Toxina Botulínica é uma substância extraída de um microorganismo e que tem a capacidade de inibir a contração muscular e também o estímulo das glândulas sudoríparas.

O que você precisa saber a respeito?

É o tratamento de primeira escolha para as rugas dinâmicas da face, ou seja, aquelas que aparecem quando fazemos expressões como o sorriso, cara de preocupação, elevação das sobrancelhas, etc. A Toxina Botulínica também é utilizada para auxiliar no tratamento das rugas já formadas, ditas estáticas, e atua muito bem na prevenção delas. Outra grande aplicação da substância é no tratamento do bruxismo e do apertamento da mordida. Por relaxar o masseter, músculo da mastigação, diminui o estímulo e a força muscular, reduzindo, também, seu volume e ajudando a afinar o rosto. Além disso, pode ser usada para tratar áreas de suor excessivo, como palmas das mãos, plantas dos pés e axilas. Existem, ainda, pontos mais avançados de aplicação, por exemplo, para diminuir o rebaixamento da ponta do nariz e para tratar o excesso de contração dos músculos do pescoço e do colo (chamado platisma).

Para quem é indicado este tipo de cirurgia?

No caso das rugas, haverá uma suavização de toda a aparência com consequente rejuvenescimento e prevenção do envelhecimento. A pessoa com bruxismo, apertamento da mordida e hipertrofia do masseter terá o alívio nos sintomas e rosto mais harmônico. O relaxamento do músculo depressor do septo fará com que a ponta nasal não se abaixe tanto ao sorrir. Falando em sorriso, a toxina também pode tratar o excesso de exposição gengival e melhorar a queda dos cantos dos lábios. Deixará o pescoço e o colo mais agradáveis e joviais, num efeito chamado de Nefertiti. Além disso, trata os casos de hiperidrose, que é o excesso de suor muito comum nas mãos, pés e axilas.

Tratamento

A Toxina Botulínica age nos receptores nos quais chegam o estímulo nervoso para a contração muscular ou produção de suor. Ocorre um bloqueio nessas ações por um tempo que pode variar em torno de quatro meses, dependendo de pessoa para pessoa. Assim, o músculo fica relaxado, evitando a contração excessiva indesejada e a glândula sudorípara também não irá funcionar.

O pós-cirúrgico

Como pode demorar até 4 horas para a toxina se fixar ao receptor específico, não se pode esfregar a região ou deitar em cima dela até o final desse período para que a substância não espalhe para outros lugares. Também recomenda-se evitar atividade física até o dia seguinte e proteger a pele do sol se ficar algum roxinho transitório.

Procedimentos relacionados:

Lipoescultura

Próteses de Mama

Mastopexia

Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.